segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Conheça a EEEFM "Padre Afonso Braz"

1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Nome da Escola: E.E.E.F.M. Padre Afonso Braz
Endereço: Rua Prefeito José Raposo, SN - Pequiá
Município: Iúna Estado: Espírito Santo
Entidade Mantenedora: SEDU do Espírito Santo


2. ORGANIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

2.1 – Breve Histórico da Instituição Escolar (Como surgiu? Como foi a escolha do nome e por quê? Pessoas que fizeram parte da sua fundaçao, etc.).
A primeira escola construída nesta vila foi em 1911, tinha o nome de Escola Pública Nominato Fidéllis de Miranda, conhecida como “Chalé”, o professor se chamava Vitor Finamour, esta mesma escola foi fundada no governo de Jerônimo Monteiro. Os interessados foram Nominato Fidelis de Miranda, Joaquim de Souza Vieira. A escola era de 1ª a 4ª unidocente, tendo cada sala uma média de 60 alunos.
Outro nome que recebeu a escola foi de Santana de José Pedro, nessa época o prefeito era Alfredo Antônio.
Lecionou também, a própria fundadora do prédio, a senhora Albertina Guimarães Miranda, no ano de 1932, onde hoje é a residência do senhor Antônio Lucas. Por muitos anos Dona Albertina lecionou, tendo como aluna, nossa conhecida senhora “Biliu”. Após a mesma, lecionou também Dona Isaura Cerdeira Gomes, que veio do Caparaó.
Mais tarde, a Escola recebeu o nome de “Escolas Reunidas de Pequiá” e depois Grupo Escolar Padre Afonso Braz. Este nome foi escolhido por Alfredo Antonio, devido ao fato de que Padre Afonso Braz foi um grande colonizador das terras Espírito-Santense, e ajudou na Fundação do Convento da Penha.
A atual Escola Padre Afonso Braz conta com mais de 800 alunos, estes juntamente com os alunos do pré (sala cedida ao município para funcionar o último ano da Educação Infantil). Com professores habilitados, o prédio consta de 12 salas, 4 banheiros, 1 biblioteca, 1 sala de professores, 1 sala do diretor, 1 secretaria, 1 almoxarifado, 1 cozinha, 1 cantina, 1 sala da coordenação pedagógica, 1 sala de coordenador de turno, 1 quadra coberta (serve como pátio), 1 pátio coberto também usado como refeitório, 1 laboratório de ciências e 1 laboratório de informática com 21 computadores com impressora jato de tinta em pleno funcionamento com internet.
Atualmente o diretor é Paulo Célio Aguiar. A escola também possui 2i computadores na secretaria com impressora e scanner, 1 computador na sala da coordenação pedagógica com impressora a fita e 1 na biblioteca, 1 computador com impressora na sala do diretor, 1 retroprojetor, 1 datashow, 1 filmadora, 2 mimiográfos e vasta coleção de livros pedagógicos para auxílio dos professores em seus planejamentos. Todavia a escola vêm desenvolvendo projetos na área de Arte, abordando também temas transversais, como alguns encontrados neste blog.

2.2 – Ensino Ofertado:
( ) Educação Especial
( ) Educação Infantil
(X) Ensino Fundamental Regular
( X) Ensino Fundamental Educação de Jovens e Adultos
(X) Ensino Médio Regular

2.3 – Qual o perfil da comunidade que a escola atende?
É formada por familiares conservadores de classe média à baixa. Na sua maioria, funcionalismo públicos ativos e inativos. Conta-se também, com diaristas, braçais e assalariados.
O Distrito de Pequiá divisa com o Estado de Minas com Lajinha e Manhumirim, Martins Soares, Alto Jequitibá, Durandé e Caparaó e no Estado do Espírito Santo com Ibatiba, Irupi, Iúna, Serra do Caparaó.
Este povoado tinha o nome Santana do José Pedro e foi instalado em 03-03-1891. O rio que percorre a vila foi denominado “Rio José Pedro”. Este nome surgiu quando começou a povoação de Santana. Apareceu por aqui um aventureiro explorando as matas, chamado José Pedro. Até onde ele conseguiu chegar, tinha uma árvore e uma pedra, onde ele deixou gravado a seguinte frase: “Até aqui veio José Pedro”. Antes disso o rio se chamava Ipanema.
Esta vila deixou de se chamar Santana, para Distrito de Pequiá em 02-01-1944. Recebeu este nome por causa da madeira que existia aqui. “Pequiá” é uma palavra indígena originada de uma fruta.
A atual igreja católica foi construída por José Pedro dos Santos e a pracinha em frente à Igreja é obra do prefeito Cantídio Roberto de Moraes. Além da Igreja Católica, temos as demais protestantes que são: Assembléia de Deus, Wesleyana, Presbiteriana e Maranata.
Nossa rede elétrica é mantida pela Escelsa e nossa água é tratada pela CESAN. Nossa agricultura é composta pelos seguintes cereais: café, milho, feijão, e as frutas que encontramos são: manga, banana, laranja, goiaba, jabuticaba, mamão, e na pecuária encontramos o gado de corte e leiteiro. As belezas naturais são as cachoeiras e riachos.
Possui também serviços de táxi. A segurança do povo de Pequiá é proporcionada pelo 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar) 3ª Cia (Terceira Companhia).

2.4 – Qual a filosofia da escola e a concepção, ou seja, como a escola define ou aborda neste documento alguns aspectos importantes como:
· Cultura e sociedade
· Ser Humano/criança
· Conhecimento/Ensino e Aprendizagem
· Avaliação
· Metodologia
· O papel da família/Socialização.

A Comunidade da E.E.E.F.M. “Padre Afonso Braz”, tendo em vista que:
¨ A Educação é um direito de todos e da família;
¨ A colaboração da sociedade é fundamental para incentivá-la e promovê-la;
¨ A Educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de sociedade contemporânea passa por profundas transformações histórico-sociais;
¨ A equidade e a garantia de padrões básicos para a escola pública do Estado são prioridades estabelecidas pela Política Educacional do Estado do Espírito Santo;
¨ Todos os conhecimentos, habilidades e atitudes e valores adquiridos pelo cidadão só terão sentido se colocados de maneira efetiva em relação com o social, isto é, com os outros e com a natureza;
¨ É na potencialidade do Homem que reside a capacidade de modificar a sociedade, fazendo dela a sua própria história;
¨ A Escola deve ser o “lócus” onde os interesses individuais e corporativos cedam espaços aos interesses coletivos e políticos; política de concepção literal da palavra, em seu sentido digno e universal, como atividade que envolva as maiores aspirações da Comunidade.
Para tanto, a E.E.E.F.M. “Padre Afonso Braz”, dentro de uma perspectiva de uma Educação transformadora será uma estância onde se prioriza:
¨ O trabalho de equipe entre os diversos segmentos da Escola, como princípio democrático e participativo;
¨ As relações de respeito mútuo e diálogo entre as pessoas;
¨ O intercâmbio entre Escola X Família X Comunidade para a realização de uma Escola de qualidade;
¨ A formação integral do educando, permitindo-lhe não só a aquisição dos conhecimentos sistematizados pela humanidade, mas também a apropriação de valores que lhes desenvolvam o espírito de solidariedade e comprometimento com o outro ser humano;
¨ A formação de hábitos, atitudes e habilidades que possibilitem nosso aluno participar ativa e organizadamente da democratização da sociedade.

2.5 O projeto político pedagógico se fundamenta na LDB 9394/96 e Resolução CEE Nº 100/98.

Um comentário:

Unknown disse...

dos comentarios verificado no testo, meu pai jose zape neto foi aluno de dona albertina miranda, estudou junto a dona bilil, e tenho contos das levadezas em salas de aula que a dona biliu aprontava, dona biliu é filha de minha madrinha de leite, me Julia e sr. raimundo, que tambem ela era irma de laerte.
tive a oportunidade de estudar nesta escolar, onde fiz do primeiro ao 8º do primeiro grau, e os professores, heleno, claudinho, aurora, dona fia, dona jaçana, dona biliu, josauro, rita nora., ESTOU no grupo escolar padre afonso bras, entre 1962 a 1970., meu nome é julio maria zappi.